top of page
CAIO FERRAZ
Caio Ferraz é diretor, produtor, roteirista, pesquisador e editor.
Trabalha como prestador de serviços e realizador independente.
Sua produção e pesquisa pessoal têm como principal objeto a relação do homem x natureza.
Foi diretor e roteirista do documentário média-metragem “Entre Rios”, referência no debate da história dos rios na cidade de São Paulo, com mais de 2 milhões de visualizações online.É sócio e integrante da Meridiano Filmes, produtora sediada em São Paulo, especializada na produção de conteúdos socioambientais.

Formado no curso de Bacharelado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac-SP no ano de 2009.
Caio Ferraz vem trabalhando no mercado audiovisual como diretor, assistente de direção, produtor, roteirista, pesquisador e editor.
Em 2008, como integrante do Coletivo Santa Madeira, produziu o curta-metragem “Pescaria de Merda”, que ganhou o Prêmio Revelação no 20º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.
Em 2009, dirigiu o documentário média-metragem “Entre Rios”, que conta a história da cidade de São Paulo através de seus rios e córregos. Referência no debate sobre o processo de urbanização brasileiro, o vídeo tem mais de 2 milhões visualizações online;
Em 2010, foi diretor de fotografia do curta-metragem “O Plantador de Quiabos”. Premiado em 17 festivais e adquirido pelos canais, Canal Brasil, TV Brasil e pela rede portuguesa RTP.
Em 2011, período em que residiu em Turim, Itália, produziu e dirigiu uma série de vídeos sobre o processo de privatização dos serviços de água e esgotos na Itália e no mundo, para a instituição Engenheiros sem fronteira de Turim.
Em 2012 e 2013, em parceria com a produtora F Filmes, fez direção de fotografia do clipe Na Garrafa da banda Trupe Chá de Boldo, produziu o clipe Freud Sits Here da banda Letuce e dirigiu o clipe Te Desejo Mas Te Refuto do Tatá Aeroplano. Neste mesmo período trabalhou como editor na 1ª temporada da série ELAS da TCM e como assistente de edição da 1ª e 2ª Temporada do quadro Jovens Inventores do programa Caldeirão do Huck, produzido pela Maria Farinha Filmes.
Em 2014 dirigiu em parceria com Luiz Romero o curta-metragem Walkin’Bass e iniciou a campanha de financiamento coletivo do projeto Volume Vivo.
Entre 2015 e 2016, Caio produziu e dirigiu a websérie independente "Volume Vivo". O projeto de pesquisa audiovisual tinha como objetivo a investigação das reais causas e possíveis soluções da crise hídrica que assolou a cidade de São Paulo de 2014 a 2016. Foram produzidos 3 episódios, A negação da crise (17’),
A água de dentro (30’) e De onde vem a água? (22’).
No mesmo período trabalhou como pesquisador e assistente de direção no longa-metragem “A Água e a Metrópole” e como diretor no filme "Juréia, desafios da conservação”, para a produtora Guariba Filmes.
Em 2017, foi assistente de direção para a série de 13 episódios, Brasil: 500 anos de economia, do diretor Hermano Penna para o canal CineBrasilTV.
Em 2018, na ocasião em que o Brasil recebeu o 8º Fórum Mundial da Água, dirigiu o filme
Dois Fóruns, Uma Água (27’). Documentário que mostra as contradições do Fórum e lutas dos movimentos sociais que o acusam de fazer lobby pela privatização da água no mundo e acompanha também as mudanças no Marco Legal do Saneamento logo após o evento.
Em 2019, dirigiu em parceria com Paulo Plá, o documentário Por trás da Colina Verde (29’)
que apresenta a dura realidade enfrentada pelas comunidades camponesas da região do Alto Vale do Jequitinhonha - Nordeste de Minas Gerais - Brasil, diante da degradação socioambiental provocada pela implantação da monocultura do eucalipto desde a década de 1970. O filme foi selecionado para a seleção oficial da Competição Latino-Americana da 9ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
Durante este tempo vem produzindo com a Meridiano Filmes, uma série de vídeos com temáticas culturais e socioambientais para clientes como C de Cultura, Ashoka, IPESA, FIA, entre outros.
bottom of page